O Tribunal de Ílhavo condenou, ontem, a um ano e dois meses de prisão, com pena suspensa, um homem, de 21 anos, suspeito de ter praticado um “elevado número de ilícitos criminais”, que têm provocado “alarido social” na região.
O arguido, que faltou à leitura da sentença, foi detido no passado domingo pela PSP de Aveiro, após ter furtado um veículo automóvel, no centro da cidade, vindo a ser julgado em processo sumário por um crime de furto e outro de condução sem habilitação legal.
O tribunal deu como provado todos os crimes, nomeadamente que o arguido furtou o veículo utilizando “uma vareta de óleo”, tendo abandonado o mesmo quando ficou sem combustível.
O arguido, que confessou todos os factos da acusação, foi condenado em cúmulo jurídico a um ano e dois meses de prisão, com pena suspensa por igual período, sujeita a regime de prova.
Apesar dos antecedentes criminais do jovem, a juíza optou por conceder-lhe “uma última oportunidade”, tendo em conta a sua idade e o facto de nunca ter cumprido uma pena efectiva.
Há cerca de uma semana, o arguido foi condenado pelo Tribunal de Ílhavo a nove meses de prisão com pena suspensa, por um crime de furto na forma tentada e dois crimes de injúria agravada.

In Diário de Aveiro

sala